A Infância e Adolescência Missionária nas Escolas


A Educação Cristã vivenciada nas escolas, tem como objetivo atingir a pessoa humana na sua totalidade. Portanto, faz-se necessário uma formação integral, humana e cristã dos educadores para que evitem a dicotomia entre o SER e FAZER educação, acreditando no protagonismo do educado.

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) na escola vem revelando uma nova forma de Evangelizar. A criança que atua de forma dinâmica e se insere nas atividades culturais, sociais, cívicas, recreativas e religiosas, não apenas como espectadores, mas como, construtores da história e de um novo jeito de Ser na Igreja, na escola e no mundo.

A Educação Cristã na escola envolve as famílias, cria associações próprias e desenvolve atividades de cunho social, cívico, cultural e religioso. São momentos fortes em que a criança e adolescentes revelam todo o seu protagonismo. E aí, as participação da família não pode faltar. Os pais sentem-se envolvidos e vibram por fazer acontecer a Obra Missionária. Há casos em que através desses eventos, levados pelo testemunho dos filhos, os pais são sensibilizados a uma vivência cristã autêntica, ajudando também o ingresso de outras crianças, da família na IAM.

Como se dá o desenvolvimento dessa Ação Missionária Missão na Escola? Quais as suas vantagens e desvantagens?
Primeiro: O contato permanente e direto com as crianças, facilita a formação de grupos de Infância Missionária, não a isola de seu ambiente e favorece a dinamicidade através das atividades a ela vinculada. Várias são as experiências neste sentido.

Gincanas, maratonas, visitas aos azilos e famílias carentes, Celebração do Rosário e Via-Sacra, Evangelização nas ruas, palestras nas escolas públicas e nos movimentos Paroquiais.

O dia-a-dia da IAM e sua atuação na escola, tem ajudado aos pais e educadores a criar consciência Missionária; cooperar materialmente e abrir espaços á solidariedade.

Segundo: Diríamos porém que não é tão fácil trabalhar com a IAM na escola. O fundamental o apoio e o envolvimento da Direção da Escola, que ajuda a criar espaços de testemunho e apoio evangélico que perpassa através das atividades e compromisso dos Educadores(as) e de todos os segmentos da escola.

Como iniciar a IAM nas escolas?
Não existe uma foram única. De acordo com a realidade, verificar as reais possibilidades. O importante é dar espaço á criatividade e se deixar guiar pelo Espírito Santo que suscita e mantém nosso ardor missionário.

Precisamos estar atentos para que a IAM não se feche ou se limite apenas a realizar tarefas, desligados da vida da comunidade paroquial.

Os encontros devem acontecer fora do horário escolar. A IAM é uma opção, portanto não obrigatória no currículo. Ter bem presente, os compromissos da criança missionária.

Que os grupos sejam abertos para acolher crianças de outras escolas, bairros, centros, paróquias.

A IAM como uma ação na escola e para á Igreja, não deve ficar voltada para si mesma, mas olhar firme para a meta é O Reino. Olhar o mundo e a realidade que o cerca e assumir seu protagonismo, envolvendo a todos na Evangelização.

As características da espiritualidade sobretudo a experiência do Deus vivo, alimentada pela escuta da Palavra de Deus, participação nas orações e celebrações e a vivência dos Sacramentos é a mística que alimenta e sustenta a IAM.

Ter presente o seguimento de Jesus, sua missão e metodologia encarnada, para superação do individualismo e valorização dos dons de cada criança - protagonista da missão.