Pular para o conteúdo principal

Celebração da 4ª Jornada Nacional da IAM

Olá meus amigos! Desejo que a celebração de nossa 4ª. Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) neste ano de 2016, que celebraremos no dia 29 de maio, sirva para fortalecer o carisma de nossa obra. Sejamos amigos das crianças e adolescentes que mais sofrem no mundo e façam a sua oferta. Muito obrigado a todos os que pertencem a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária e convido aqueles que ainda não a conhecem e não formam parte deste trabalho em favor da evangelização, a fazer parte dos grupos da IAM existentes em sua paróquia ou diocese ou os formem com ajuda do pároco ou catequista.

Roteiro para a Celebração (dentro ou fora da missa)
Tema: IAM do Brasil a serviço da Missão na Europa
Lema: “Vocês são meus amigos” (Jo 15,14)


Objetivo: Celebrar os 173 anos da IAM  no mundo e a  4ª Jornada Nacional da IAM  no Brasil

Símbolos: cartazes da IAM; bandeira da IAM; imagens de São Francisco Xavier e Santa Teresinha; cofrinho missionário e TNT's na cor branca, que representa a Europa.

Oração inicial: Rezemos a oração da IAM:
“Pela vossa Santa Infância, ó Jesus, compadecei-vos das pobres crianças que não vos conhecem. Protegei-as e enviai muitos missionários para que elas vos conheçam e tenham vida em abundância. Amém”!

Partilha dos compromissos semanais: Cada um partilha o que significa participar da IAM na sua vida.

Palavra de Deus e reflexão: Jo 15,14
Vamos apresentar a Deus, que é Pai, nossos pedidos e agradecimentos. Todos de pé, vamos ouvir a leitura da Palavra de Deus e louvar por escolher os pequenos para a IAM.

Atividade para reflexão: cada criança recebe o coraçãozinho duplo. Escreve, dentro dele, o que sente, o que Jesus espera de cada uma, como criança ou adolescente missionário. Em seguida, enfeitam o coração, leem para os amigos o que escreveram e o colam no Caderno Missionário. O assessor faz uma reflexão sobre a amizade com Jesus e também sobre a realidade das crianças na Europa.

Momento de consagração: 
a) entrega dos lenços com borda branca e escudos (Música: Ardor Missionário)
b) com velas nas mãos as crianças rezam da seguinte forma:
"Eu....., membro da Infância e Adolescência Missionária nesta paróquia e no mundo, venho perante Deus e a esta comunidade de.... dizer mais uma vez o meu sim ao compromisso de anunciar Jesus Cristo a todas as crianças e adolescentes do mundo, sem distinção. Assumo o compromisso de ser fiel à missão, consagrando a Nossa Senhora meus olhos para enxergar além das aparências, meus lábios para falar o que Deus quer, meus ouvidos para escutar sempre a Palavra do Senhor, minhas mãos para continuar estendendo-as aos mais necessitados, meus pés para seguir Jesus Cristo pobre e meu coração para amar e acolher a todos. Como vosso filho, zelai, ó Mãe, as crianças e adolescentes da Europa que estamos rezando por meio desta 4ª Jornada Nacional da IAM com o tema: IAM do Brasil a serviço da Missão na Europa e o lema 'Vocês são meus amigos'. Imploro vossa proteção e amparo sobre todas as crianças e adolescentes do mundo. Daí a todos o céu, onde esperamos continuar amar-vos para todo o sempre. Amém!"

Momento de entrega dos cofrinhos: O assessor motiva as crianças e adolescentes a entregarem o cofrinho, fruto do sacrifício, e afirma o compromisso de anualmente durante a celebração da Jornada Nacional da IAM repetirem o gesto para um continente diferente. Lembra que será destinado para os trabalhos realizados com crianças e adolescentes pobres dos países da Europa. Logo em seguida com a música 'Somos da Infância Missionária', as crianças, adolescentes e assessores fazem a oferta do cofrinho.

Momento de coroação de Nossa Senhora: Encerrando o mês de maio e de comum acordo com o pároco e equipe de liturgia, a IAM assume este momento tão forte em nossas comunidades. Poderia também fazer a consagração à Nossa Senhora.

Faça o download da celebração, clicando aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

O Rosário da Infância e Adolescência Missionária

O Rosário Missionário é um arco-íris de Ave-Marias que salvam o mundo. É uma oração que Nossa Senhora pediu a Bernadete na gruta de Lurdes, a Francisco, a Jacinta e a Lúcia em Fátima. Pode-se recitá-lo todo junto, ou rezar-se uma cor diversa cada dia.
VERDE- 10 Ave-Marias para as crianças da ÁFRICA: Um raio de esperança na pobreza de sua existência.
VERMELHO - 10 Ave-Marias para as crianças da AMÉRICA: Um sopro de fraternidade na solidão deles.
BRANCO- 10 Ave-Marias para as crianças da EUROPA: Um estímulo de esperança na pobreza de sua existência.
AZUL - 10 Ave-Marias para as crianças da OCEANIA: Um anúncio para os que ainda não conhecem Jesus.
AMARELO - 10 Ave-Marias para as crianças da ÁSIA: Uma pincelada na sua vida sofrida de trabalho.
Com esta oração, os meninos e meninas missionários enchem o mundo de um colorido arco-íris e ajudam Nossa Senhora a acender uma luz no coração de todas as crianças do mundo!

PRIMEIRA DEZENA A ÁFRICA seria o continente mais colorido: verdíssimas florestas, a…

Via Sacra das Crianças

O caminho que Jesus percorreu de Jerusalém até o Calvário, desde o início, foi chamado de “Via Crucis” (caminho da cruz), ou “Via Sacra” (caminho sagrado). Ao longo dos séculos, tornou-se a peregrinação pela qual somos convidados a acompanhar os passos de Jesus que, com seu sofrimento, deu a Vida ao mundo.
Celebrando a Via Sacra, não podemos deixar de ver, na dor de Jesus, o Filho de Deus, as dores do mundo, sobretudo, dos mais inocentes e pequeninos.
Naquela Sexta-Feira da Paixão, todos estavam presentes, e, por meio d’Ele, o mundo foi reconciliado com Deus.


1ª ESTAÇÃO - Jesus é condenado à morte

“Pilatos querendo satisfazer à multidão, soltou Barrabás,
mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado”. (Mc 15,15)
Em alguns países também as crianças e os adolescentes podem ser processados e condenados, não tem a possibilidade de defesa e esperam, sem esperança, a pena.
Nós te adoramos, Senhor, e te bendizemos, Porque pela vossa santa cruz remiste o mundo.
Jesus, quando Pilatos te conden…

Consagração da IAM

A consagração é um entregar-se, decidir-se livremen­te, dizer sim. Na Infância Missionária a consagração é uma forma de assumir pública e solenemente a decisão de ser missionário. É a disposição de colaborar para que todas as crianças do mundo conheçam e amem a Jesus e se amem entre si. É realizada quando o assessor observa uma participação mais amadurecida e comprometida das crianças com, pelo menos, um ano de caminhada na Infância e Adolescência Missionária: um tempo suficiente para conhecer a obra, seus objetivos, compromissos, etc. Esse ingresso deve ser o sinal da vontade de se comprometer com Jesus, de ser missionário na família, na paróquia e na Igreja universal. A cada ano, com uma cerimônia especial, renova-se esse compromisso da IAM, com o objetivo de manter vivo o ardor missionário nas crianças. A celebração pode ser realizada dentro da missa, depois da homilia, ou numa celebração especial.
CELEBRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO Dirigente - Irmãos e irmãs, o motivo pelo qual essas crianças ho…