Pular para o conteúdo principal

IAM: Obra, Pastoral, Movimento, Organização ou Associação?


O que é uma Obra?
No século XIX, sobretudo na França, com o nome de Obra se entende uma organização, uma associação ou sociedade de pessoas tendo um objetivo comum. Este é o caso das “Obras” fundadas por Paulina Jaricot (Propagação da Fé), por Dom Carlos Forbin Janson (Infância Missionária), pelas Senhoras Bigard (São Pedro Apóstolo) e pelo Pe. Paulo Manna (União Missionária). Elas são instituições que têm como finalidade despertar a consciência missionária do povo de Deus, sustentar os missionários, etc.

As “Obras”, no sentido específico de que tratamos, têm uma organização bastante definida: estatutos, sócios, hierarquia interna...

Mais tarde essas “Obras” ganharão o nome de “Pontifícias” porque o Papa as assumiu como coisa sua, dando-lhes não só o reconhecimento, mas também o apoio e o estímulo que elas merecem.

O que é uma Pastoral?
É uma atividade destinada a cuidar da vida espiritual e até material de setores ou de todo o povo de Deus. É obra de pessoas que entendem continuar a ação de Jesus, o Bom Pastor (daí o nome de “pastoral”).

Dependendo dos destinatários, assume nomes diversos: Pastoral Familiar, da Terra, da Criança, Carcerária... Em geral a organização interna não é muito forte, prevalecendo a atividade de seus membros (que não possuem vínculos associativos muito fortes).

O que é um Movimento?
Série de atividades organizadas por pessoas que comungam determinados ideais e trabalham em conjunto para alcançar um fim comum. Ex. Movimento Modernista, Movimento Revolucionário, Movimentos Populares...

Em geral, o "Movimento" não possui uma organização rígida. O que une os participantes é o ideal comum. Contudo, não raramente, os membros de um movimento se organizam de tal forma que nada os diferencia de uma Associação, uma Obra... Ex. Movimento dos Focolares.

O Documento de Aparecida fala de “movimentos eclesiais” (DA 99c), “movimentos eclesiais e novas comunidades que difundem sua riqueza carismática, educativa e evangelizadora” (DA 99e).

O que é uma Organização?
Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.

Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.

A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum. A estrutura prevalece sobre o carisma.

O que é uma Associação?
Associação, em um sentido amplo, é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados.

As associações são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a usar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades de sócio, sem discriminação social, racial, política, religiosa e de gênero”.

Importante
Esses termos estão em contínua evolução e com grande margem de interpretação aleatória pessoal, de modo que não deves te maravilhar se alguém disser que a Pastoral da Criança é uma “obra” e que na tal paróquia se pratica uma pastoral missionária que está suscitando um bonito movimento missionário...

O importante é não perder de vista que Jesus – no vestibular final – não nos perguntará definições, mas coisas bem mais concretas, como aquelas que encontramos em Mt 25,31-46.

Pe. Savio Corinaldesi, Missionário Xaveriano
Secretário Nacional da Obra de São Pedro Apóstolo

Postagens mais visitadas deste blog

O Rosário da Infância e Adolescência Missionária

O Rosário Missionário é um arco-íris de Ave-Marias que salvam o mundo. É uma oração que Nossa Senhora pediu a Bernadete na gruta de Lurdes, a Francisco, a Jacinta e a Lúcia em Fátima. Pode-se recitá-lo todo junto, ou rezar-se uma cor diversa cada dia.
VERDE- 10 Ave-Marias para as crianças da ÁFRICA: Um raio de esperança na pobreza de sua existência.
VERMELHO - 10 Ave-Marias para as crianças da AMÉRICA: Um sopro de fraternidade na solidão deles.
BRANCO- 10 Ave-Marias para as crianças da EUROPA: Um estímulo de esperança na pobreza de sua existência.
AZUL - 10 Ave-Marias para as crianças da OCEANIA: Um anúncio para os que ainda não conhecem Jesus.
AMARELO - 10 Ave-Marias para as crianças da ÁSIA: Uma pincelada na sua vida sofrida de trabalho.
Com esta oração, os meninos e meninas missionários enchem o mundo de um colorido arco-íris e ajudam Nossa Senhora a acender uma luz no coração de todas as crianças do mundo!

PRIMEIRA DEZENA A ÁFRICA seria o continente mais colorido: verdíssimas florestas, a…

Via Sacra das Crianças

O caminho que Jesus percorreu de Jerusalém até o Calvário, desde o início, foi chamado de “Via Crucis” (caminho da cruz), ou “Via Sacra” (caminho sagrado). Ao longo dos séculos, tornou-se a peregrinação pela qual somos convidados a acompanhar os passos de Jesus que, com seu sofrimento, deu a Vida ao mundo.
Celebrando a Via Sacra, não podemos deixar de ver, na dor de Jesus, o Filho de Deus, as dores do mundo, sobretudo, dos mais inocentes e pequeninos.
Naquela Sexta-Feira da Paixão, todos estavam presentes, e, por meio d’Ele, o mundo foi reconciliado com Deus.


1ª ESTAÇÃO - Jesus é condenado à morte

“Pilatos querendo satisfazer à multidão, soltou Barrabás,
mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado”. (Mc 15,15)
Em alguns países também as crianças e os adolescentes podem ser processados e condenados, não tem a possibilidade de defesa e esperam, sem esperança, a pena.
Nós te adoramos, Senhor, e te bendizemos, Porque pela vossa santa cruz remiste o mundo.
Jesus, quando Pilatos te conden…

Consagração da IAM

A consagração é um entregar-se, decidir-se livremen­te, dizer sim. Na Infância Missionária a consagração é uma forma de assumir pública e solenemente a decisão de ser missionário. É a disposição de colaborar para que todas as crianças do mundo conheçam e amem a Jesus e se amem entre si. É realizada quando o assessor observa uma participação mais amadurecida e comprometida das crianças com, pelo menos, um ano de caminhada na Infância e Adolescência Missionária: um tempo suficiente para conhecer a obra, seus objetivos, compromissos, etc. Esse ingresso deve ser o sinal da vontade de se comprometer com Jesus, de ser missionário na família, na paróquia e na Igreja universal. A cada ano, com uma cerimônia especial, renova-se esse compromisso da IAM, com o objetivo de manter vivo o ardor missionário nas crianças. A celebração pode ser realizada dentro da missa, depois da homilia, ou numa celebração especial.
CELEBRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO Dirigente - Irmãos e irmãs, o motivo pelo qual essas crianças ho…