Pular para o conteúdo principal

Consagração da IAM

A consagração é um entregar-se, decidir-se livremen­te, dizer sim. Na Infância Missionária a consagração é uma forma de assumir pública e solenemente a decisão de ser missionário. É a disposição de colaborar para que todas as crianças do mundo conheçam e amem a Jesus e se amem entre si.

É realizada quando o assessor observa uma participação mais amadurecida e comprometida das crianças com, pelo menos, um ano de caminhada na Infância e Adolescência Missionária: um tempo suficiente para conhecer a obra, seus objetivos, compromissos, etc.

Esse ingresso deve ser o sinal da vontade de se comprometer com Jesus, de ser missionário na família, na paróquia e na Igreja universal.

A cada ano, com uma cerimônia especial, renova-se esse compromisso da IAM, com o objetivo de manter vivo o ardor missionário nas crianças.

A celebração pode ser realizada dentro da missa, depois da homilia, ou numa celebração especial.


CELEBRAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO

Dirigente - Irmãos e irmãs, o motivo pelo qual essas crianças hoje estão aqui reunidas, muito nos alegra. Elas já se reuniram muitas vezes para conhecer o Evangelho de Jesus e as necessidades da Igreja missionária.

Elas têm sentido em suas almas a necessidade de se dedicarem à atividade missionária da Igreja. Com o mesmo espírito missionário de Jesus, elas querem agora expressar publicamente seu desejo de entregar-se ao serviço da Igreja pertencendo à Infância e Adolescência Missionária.


Assessor - Querido Padre...................... queremos apresentar à comunidade este grupo de crianças, para que sejam admitidas, oficialmente, na Infância e Adolescência Missionária. Desde já testemunho que estão preparadas e são dignas de ingressarem na Infância Missionária.


Celebrante - Demos graças a Deus.


Assessor - As crianças que apresentamos são... (Chamar cada criança pelo nome. Estas, ao serem chamadas, respondem: “presente!” e ficam de pé).


Celebrante - (Terminada a apresentação o celebrante se coloca de pé e diz:)

Queridas crianças, vocês foram apresentadas por seus assessores para serem missionárias a serviço da Igreja na Infância e Adolescência Missionária. Estou certo de que vocês conhecem e querem assumir esta grande responsabilidade.

Em nome de Jesus Missionário, convido vocês a manifestarem publicamente seus desejos, respondendo com firmeza às seguintes perguntas:


Celebrante - Crianças, vocês se comprometem a serem amigas de Jesus e a cumprirem seus deveres de cristãs por amor a Ele e ao próximo?

Crianças - Sim, nós nos comprometemos!


Celebrante - Crianças, vocês se comprometem a comunicarem às outras crianças e às suas famílias os ensinamentos do Evangelho?

Crianças - Sim, nós nos comprometemos.


Celebrante - Crianças, com liberdade, alegria e amor, vocês querem pertencer à Infância e Adolescência Missionária?

Crianças - Sim, queremos.


Celebrante - Crianças, vocês estão dispostas a cumprirem os deveres e obrigações que a Infância e Adolescência Missionária exige?

Crianças - Sim, estamos dispostas.


Celebrante - Vocês sabem quais são os compromissos da Infância e Adolescência Missionária?

Crianças - Sim, nós sabemos: conhecer Jesus, rezar, comungar, partilhar, e sermos missionários como Jesus.


Celebrante - Queridas crianças, com alegria as recebemos como membros ativos pan as obras de evangelização da Infância e Adolescência Missionária e peço que vocês expressem, com liberdade e convicção, seus desejos diante de Deus e da comunidade aqui presente.


Crianças - Ó Jesus, eu.................. quero ser teu(tua) amigo(a), ajuda-me a ser missionário (a) com o exemplo de minha vida e o anúncio do teu Evangelho.

Te ofereço minha vida, pedindo-te que as crianças do mundo inteiro sejam também tuas amigas. Por isso, prometo ser fiel e cumprir os compromissos da Infância e Adolescência Missionária, invocando a ajuda de Nossa Senhora, mãe de Deus e rainha das missões.


Celebrante - Que o Senhor Jesus, Nossa Senhora e nossos Santos padroeiros, São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus, acolham e abençoem sua generosa entrega lhes dêem perseverança no cumprimento dos compromissos que acabam de fazer.

Crianças - Amém!


Segue a missa até depois da comunhão, quando se fará a benção e a entrega da carteirinha.


Celebrante (Entrega da carteirinha) - Crianças, esta carteirinha as distingue como missionárias da Igreja entre todas as do mundo. Que vocês sejam sempre fiéis a este compromisso missionário.

Crianças - Amém!


Conclusão da celebração e benção final

Canto final - Hino da Infância Missionária

Postagens mais visitadas deste blog

Pontifícias Obras Missionárias

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) têm o objetivo geral de:
- despertar e aprofundar a consciência missionária do Povo de Deus; - conscientizar os cristãos sobre a vida e necessidades da Missão universal; - estimular as Igrejas a rezarem umas pelas outras e serem solidárias na evangelização do mundo.
O Concílio Vaticano II deu a elas um lugar central na cooperação missionária, "uma vez que são meios quer para dar aos católicos um sentido verdadeiramente universal e missionário logo desde a infância, quer para promover coletas eficazes de subsídios para o bem de todas Missões segundo as necessidades de cada uma" (AG 38). As POM constituem, em cada país, a instituição principal e específica para a educação a um espírito universal e missionário, e para a comunhão e colaboração entre as Igrejas, a serviço do anúncio do Evangelho, em quatro ramos específicos: Pontifícia Obra da Propagação da Fé; Pontifícia Obra da Infância Missionária;Pontifícia Obra de São Pedro A…

Curso de Missiologia

1 - Introdução - Missiologia Nesta primeira aula, Pe. Pedro Facci faz uma introdução sobre a origem dos estudos da ´Missiologia´, mostrando como a realidade missiológica deve ser tratada e como realizar a reflexão sobre a tarefa missionária do cristão e da Igreja. Assista ao vídeo...
2 - A origem da Missão Pe. Pedro Facci explica-nos que a Igreja foi criada para a missão, por isso fala sobre as características da missão na Igreja, da qual Cristo é o centro e a meta por meio da Evangelização.Assista ao vídeo...
3 - O Espírito Santo fundamento da Missão O Espírito Santo é a pessoa da Santíssima Trindade que dinamiza a Igreja e dá força à sua ação missionária no mundo. O missionário nada pode fazer sem o Ele, pois o sucesso está na unidade-colaboração com o Espírito Santo.Assista ao vídeo...
4 - A Missão da Igreja Esta quarta aula mostra-nos que a missão não concede à Igreja pausas, repousos, estagnação, mas a coloca sempre além das suas fronteiras. A missão empurra a Igreja para as mudanças ne…