Outubro - Mês das Missões


No mundo...
A Campanha Missionária é promovida em todo o mundo pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e realizada todos os anos em outubro, Mês das Missões, culminando no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo daquele mês). Neste dia, todo católico é motivado a dar sua oferta material para as Missões.

A responsabilidade pelas Missões é de todos os batizados! Cerca de 1.100 dioceses de territórios de Missão (todo o Continente africano e o asiático, bem como a Oceania e parte da América Latina e países da Europa Oriental) recebem regularmente ajuda financeira anual proveniente das doações dos fiéis.

No Brasil...
Anualmente as POM enviam a todas as dioceses do Brasil, para animar o Mês das Missões vários subsídios. Além disso, para a animação missionária em geral, são realizadas visitas a seminários, participações de cursos de formação e animação pelo Diretor e Secretários Nacionais de cada uma das Obras Missionárias Pontifícias.

Coleta
A coleta feita no Brasil, todo ano, no Dia Mundial das Missões, é destinada ao Fundo Mundial de Solidariedade Missionária, sediado em Roma. Com estes recursos são financiados projetos para catequese, evangelização, formação de agentes de pastoral, construção de Igrejas, capelas, seminários, formação de seminaristas e religiosas(as).

Nos últimos anos, graças ao crescimento da coleta e generosidade do nosso povo, os recursos financeiros do Dia Mundial das Missões celebrado no Brasil têm ajudado projetos para outros países. A Coleta, fruto da generosidade dos brasileiros, tem crescido cada ano, mas pode ser mais generosa.

O relatório da Coleta é apresentado todos os anos ao Secretariado Internacional, publicado no boletim das POM (SIM) e disponibilizado no seu site na internet: www.pom.org.br.

Aprofundando...
Desde 1926, com a instituição do Dia Mundial das Missões, pelo Papa Pio XI, intensificou-se em toda a Igreja, e em todas as Igrejas particulares, o apelo a renovar e direcionar o próprio ardor e vida missionária para além das próprias fronteiras, em dimensão universal.

Dia Mundial das Missões
É o dia reservado aos católicos de todo o mundo para especial colaboração pessoal na ação missionária da Igreja, mediante contribuição financeira, oração e sacrifício. Anualmente é celebrado no penúltimo domingo de outubro.

Origem do Dia Mundial das Missões
Na Solenidade de Pentecostes de 1922 o Papa Pio XI interrompeu sua homilia e, em meio a impressionante silêncio, tomou seu solidéu, fazendo-o passar entre a multidão de bispos, presbíteros e fiéis de São Pedro, no Vaticano, enquanto pedia a toda a Igreja ajuda para as Missões.

Mensagem Pontifícia para o Dia Mundial das Missões
Todos os anos, por ocasião do Dia Mundial das Missões, o Papa dirige a palavra a todos os fiéis, com uma Mensagem centrada em temas e necessidades da Missão Universal da Igreja. A primeira mensagem foi publicada em 1963 pelo Papa Paulo VI.

A partir de 1965, portanto, a celebração anual das Missões sempre contou com uma mensagem pontifícia.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Tecnologia do Blogger.